segunda-feira

DE ORURO AO SALAR DE UYUNI

Estrada para Uyuni

Rio Mulato

Estrada para Uyuni

Estrada para Uyuni
Diário
Dia 16 de outubro de 2010, sábado – 2402 km de viagem. 1373 m no Peru e 709 km na Bolívia.
DE ORURO AO SALAR DE UYUNI, BOLÍVIA – 376 km rodados hoje (171 km no rípio)
a) Hoje encaramos um trecho pesado de off road, de 171 km, que nos exigiu 6 h de viagem. Uma estradinha de terra das mais difíceis, digna dos pilotos de rally. Sinceramente, nos meus quase 30 anos de motociclismo, foi a pior estrada que já passei. Lembrei-me do documentário do Ewan McGregor (ator do Guerra nas Estrelas) sobre sua volta ao mundo sobre uma moto BMW GS1200. O trecho parecia aqueles da África, com "costelas" por todo o trajeto e muitos balcões de areia pelas bordas e nas depressões da pista. Isso sem contar os pedregulhos. Lembro que no caso deles, as 3 BMW participantes do projeto quebraram a suspensão. Pensei que iria acontecer o mesmo com a minha modesta GS650, mas acabou tudo saindo bem. Eu e o Alexandre caimos nos balcões de areia fesh-fesh. Um tombo para cada um até o momento. Depois da queda, passamos a fugir da areia como o diabo foge da cruz. Na sua queda, Alexandre fissurou duas costelas. Uma fratura leve, mas que dói pra caramba.  No total, rodamos 376 km incluindo o trecho asfaltado.
b) Não houve um momento sequer com altitudes abaixo dos 3700 m. Estamos convivendo com alturas acima dos 3000 m há uma semana e posso garantir que isso cansa. Os trechos sempre aparentam ser maiores do que são, por causa do desgaste físico que esta situação impõe. Para efeito comparativo, o município mais alto do Brasil, Campos do Jordäo, fica a 2170 m sobre o nível do mar.
c) Minha moto continua econômica com a gasolina boliviana e chegou a fazer 35 km/l. Não gosto de elogiar nenhum veículo antes de a viagem terminar, mas este consumo está me surpreendendo, porque no trecho brasileiro, com gasolina Petrobras, ela fez 20 km/l. A GS650 também foi perfeita no off road, embora a XT660, do Alex, tenha se demonstrado mais eficiente no tipo de piso que enfrentamos. Devo lembrar que a gasolina peruana custa em média R$ 1,80 o litro, e a boliviana cerca de R$ 0,95. Estou convicto de que no Brasil pagamos pela pior gasolina do mundo.
d) Chegamos a Uyuni famintos e exauridos, porém realizados. Somos os 2 únicos motociclistas na cidade, trafegando no meio de trollers e 4x4 com rodas enormes. Quando falei para a dona do hotel que tínhamos vindo de Oruro, por Santiago de Huari, ela nos chamou de loucos. A maioria contorna por Potosi, onde o trecho off road é menor e mais fácil. Por aqui, muitos comentam sobre um motociclista costarriquenho que quebrou a bacia e uma vértebra numa queda neste mesmo trajeto que fizemos hoje. Me avisaram meio tarde! As costelas do Alex poderiam ter sido poupadas caso tivéssemos ido por outro trecho. Mas fazer o quê! A cidade está lotada de europeus e se trata de um local bem arrumadinho, todo voltado para o turismo no Salar de Uyuni, que iremos conhecer amanhã.
e) Tivemos que ir ao hospital da cidade, para avaliar as costelas do Alexandre. As radiografias confirmaram duas fraturas, mas sem deslocamento dos ossos. O médico enfaixou o tronco do Alex, bem apertado, para que pudesse continuar pilotando. Será um desafio para ele prosseguir na viagem. Quem quebrou uma costela sabe das dores que isso provoca.
Salar de Uyuni

Salar de Uyuni

Isla del Pescado, Salar de Uyuni

Bandeiras do Salar
Piso hexagonal do Salar

Ferrovia do Salar
Dia 17 de outubro de 2010, domingo. Passeando do SALAR DE UYUNI.
a) Hoje percorremos cerca de 200 km através do maior depósito de sal do planeta, o Salar de Uyuni, na Bolívia, que fica a 3650 m de altitude. O guia nos falou que o local não era muito alto, na opinião dele. São poucos os bolivianos que compreendem, de fato, o que significa "nível do mar". Falei para ele do ponto mais alto do Brasil, o pico da Neblina, cujo cume sequer chega aos 3000 m, e ele o achou muito "baixinho".
b) O Salar é um local único, incomparável em termos de beleza e tamanho. Um universo branco, que pode queimar a retina caso não se use um bom óculos de sol, item obrigatório por aqui.

13 comentários:

CândidOsório BMCB/ISF-HSF/BRZ disse...

Maravilha. Aproveite bastante.
Quero um DVD depois.

Abs,

Elzenir disse...

Sensacional.Vibro e felicito-os por conquistas realizadas com sucesso como essas.

Abraços
Elzenir

Washington Gomes disse...

Bom dia de viagem meu irmão violeiro Flávio e Alexandre. Faria, alguns arquivos jpg estão no formato RGB e outras em formato CYMK. O Windows só abre os RGB. Se for CYMK voce so vai conseguir abrir por um programa que nem o PhotoShop. Grande abraço, Washington.

Anônimo disse...

Grande Flavio, curta bastante esta viagem. abração. Jimi

Gaitero disse...

Amigos,
com certeza aí em Uyuni a comida nunca fica sem sal... Mas os preços devem ser salgados!!! Brincadeira. Estamos maravilhados com essa "nossa" viagem (vocês em corpo & moto, nós virtualmente). Vamos ficando por aqui, mas de olho nas notícias.
Boa viagem,
G.Gaitero

Anônimo disse...

Flávio, beijos da galera do Museu.
Estamos babando com essa sua viagem. Deve estar sendo maravilhoso! As fotos lindas. E quanto aos salares, dizem os pergaminhos que lá tem uns espíritos ancestrais que protegem aquela região e que emitem raios áuricos-hiperbólicos que interferem nos objetos de reprodução visual, a não ser que você os proteja, dando um banho prévio na câmera com 2 litros de água do Titicaca com algumas folhas de coca e de arruda.
Beijocas, continuamos acompanhando, aventura é mesmo com a gente!
TELMAJEEPBRASIL

Carlão DF - IECO disse...

Maravilha, meu amigo. Vc sempre nos brindando com belos relatos, viagens e imagens incríveis. Parabéns, sempre. Que Deus os acompanhe e boa viagem.
Abração.

Carlão

Anônimo disse...

Queridos Flávio e Alex,
Continuo ligadíssima... não deixo de acompanhar vocês neste "estradão"...maravilhosas as fotos...
Muita saudade...
Abraços e beijos...
Fiquem com Deus...amor, te amo muito!
Bela.

lfsilva disse...

Caro Flavio, belas imagens. E bom viajar de carona.

Grande abraço.
Luiz - Ministério da Integração.

Anônimo disse...

Grande Flávio, fico aqui vendo essas fotos e "babando" de vontade. hehehehe. Aproveite o máximo meu velho. Um grande abraço.
Carlos Ivo.

Wilson Rocha disse...

Caro Flávio,

Desejo a vocês muito sucesso nessa emprestada.
Linda viagem essa de vocês.
Abraços do pessoal do MI.

rozeli disse...

Flávio, Parabéns por essa viagem maravilhosa. Tem que ser muito macho para fazer uma viagem dessa. Você é realmente um guerreiro.Abraços Rozeli Longo

Rob Ram disse...

Boas lembrancas! Passei 2x nesta estrada em 2009, alias pelas centenas de desvios da estrada principal q estava sendo construida.
Em 2013 fui pelo deserto eduardo avaroa, 500 km de areia, com meu filho de 19 anos.
Vontade de voltar, q espero realizar em breve.
Desta vez atravessando 930 km desde Tupiza por dentro da Reserva e entrar no salar a oeste de Uyuni.
Abraco,
Robson
www.fb.com/blogrobram